quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ENTREVISTA A PAGANI

 
NOME: Emmanuel Pagani
Nome Desportivo: Manolo Pagani
CURSO TREINADOR FUTSAL: Curso de treinador na Universidade Gama e Filho/ Estágio de treinador no Santos FC
ANOS COMO TREINADOR: 1
CLUBES QUE TREINOU: D’MARTIN FC (Colômbia)
CLUBES COMO ATLETA: Benfica de Loulé, Loule-gare, Louletano, Atalaia e Covil do Dragão.
CLUBE ACTUAL: D’MARTIN FC
IDADE: 28 ANOS


Pagani é um nome conhecido no mundo do futebol Algarvio e neste caso no mundo do Futsal Algarvio.
É seguramente um homem que muitos respeitam.
Finalizou a época passada no Covil do Dragão, onde se classificou em segundo lugar.

Esta época surpreendeu o mundo do futsal algarvio, quando assumiu uma equipa D'MARTIN F.C na Colômbia.

E na primeira pessoa desde Cundinamarca - Madrid na Colômbia:



Pagani, foi realmente surpreendente esta tua mudança de vida desportiva. Como tudo aconteceu? Sei que entre Portugal e Colômbia houve uma paragem importantíssima no Brasil.
Quando estava no covil do dragão eu auxiliava o Márcio, então ele convidava-me a organizar alguns treinos e os jogadores correspondiam muito bem e sentia-se a alegria deles a treinar. E elogiavam os treinos porque sempre trazia coisas novas para não ser monotomo, até então nunca tinha pensado em ser treinador. E isso foi um grande incentivo para mim. Foi quando comecei a procurar por curso de treinador de futsal e não encontrava nada em portugal. E como nas minhas férias eu tinha de ir ao brasil para fazer alguns documentos e aproveitei para fazer alguns cursos lá. Então tirei um curso de treinador na Univ. Gama e filho e fiz um estágio de treinador de futsal no Santos FC, onde tive a oportunidade de trabalhar de perto com o melhor treinador de futsal do mundo de 2011 pela FIFA, e com o Falcão e “cia”. E em todas essas passagens conheci muitas pessoas influentes no futsal, e acabei por ser surpreendido com uma proposta de vir trabalhar para a Colômbia, não pensei duas vezes.


O teu trajecto como atleta é conhecido no mundo do futsal algarvio, as tuas qualidades e acima de tudo a tua qualidade humana. Esse traquejo que adquiriste ao longo dos anos e essa humildade que sempre tiveste, será uma boa muleta nesta tua nova etapa?
Eu acredito que das qualidades mais importantes tanto para um jogador, como para o treinador é ter humildade. A partir do momento que não somos humildes automaticamente pensamos que já sabemos tudo. E a vida é uma constante aprendizagem. E tudo isso agradeço ao meu pai porque sempre tentou incutir isso na minha vida e ele é o grande exemplo que tento seguir. E sem dúvida é uma boa muleta para a minha nova etapa. E eu tive a confirmação desse meu pensamento quando numa palestra o Prof. Marcos Sorato (Treinador da selecção de futsal do Brasil), ele dizia que um treinador sem humildade fica parado no tempo, não aprende e não evolui. E o interessante que tanto ele como o Ferretti sempre que abordavam questões tácticas diziam, “este é o meu ponto de vista, vocês podem ter uma visão melhorada”. Muitas vezes eu me questionava, como pode esses treinadores estarem no topo e dizerem isso?

Como sabemos as competências e capacidade de trabalho dos técnicos, são o espelho das suas equipas. Que meios e formas encontraste para que possas tirar um melhor aproveitamento / rendimento do trabalho semanal?
Os jogadores colombianos são muito rápidos e habilidosos, tecnicamente são muito equivalentes aos jogadores brasileiros. Mas tem o problema que tácticamente são muito fracos, existe uma carência muito grande de cultura táctica. Então o primeiro ponto a trabalhar foi sem dúvida a parte defensiva, foi então que trabalhei com os jogadores a marcação quadrante, muito utilizada pelo Santos FC e pelo Barcelona.

Tens contigo um jogador conhecido dos Algarvios, o Brasileiro Mateus que representou o Albufeira Futsal, é uma mais valia ter um atleta que se conhece, tem sido importante para a equipa?
Quando a direcção disse que eu podia escolher um jogador de fora, o primeiro jogador que me lembrei foi do mateus, 1º porque ele estava no brasil e não estava nos planos dele voltar a Portugal, o que facilitava em gastos de viagem e 2º porque é um jogador completo e o que mais destaca de outros jogadores é a inteligencia e posicionamento dentro de campo. E defensivamente eu ficava descansado porque ele sabia o que eu queria e entendia tudo à primeira e ainda orientava a equipa.
A adaptação do Mateus não foi fácil, porque estamos a quase 3000 mt de altitura, o que existe mais ausência de oxigénio. Por exemplo em portugal ele fazia quase todo o jogo e aqui em 4 min tinha de substitui-lo.
Interessante que os Colombianos quando disse que trazia um brasileiro, eles associavam a um jogador super habilidoso que fintava toda a equipa adversária como falcão, mas para mim é mais importante um jogador operário do que uma estrela, porque traz muito mais benefícios à equipa. E eles não queriam inscreve-lo, arranjaram mil e uma desculpas mas acabaram por inscrever, e infelizmente Mateus so jogou 2 jogos do campeonato e voltou para o Brasil devido a lesão e só notaram que mateus realmente fazia diferença com a ausência dele.


Que balanço fazes nestes primeiros meses de trabalho?
O nosso grupo é dos mais fortes por ser a zona da capital Bogotá, onde estão centrados os melhores jogadores, como em Portugal em Lisboa. E eu sabia que iria ter um trabalho muito dificil pela frente porque a minha equipa é composta por maioria de jogadores da povoação de madrid.
As estatísticas não fazem campeões mas espelham o trabalho do técnico. Na temporada passada a minha equipa sofreu 30 golos na 1ºFase, esta temporada (que já terminou a 1º fase) sofremos 17 golos, quase metade. E na penultima jornada eramos a melhor defesa de todo o campeonato com 13 golos infelizmente na última jornada sofremos 4 golos, porque a equipa estava muito desfalcada e sem dúvida não era o nosso jogo.
Na temporada passada não passaram à 2º fase, esta fizemos o dobro dos pontos e qualificamos para a 2º fase.
Eu acredito que o trabalho feito foi bastante positivo, sendo que cheguei 15 dias antes de começar o campeonato, com pouco tempo de trabalho os jogadores corresponderam bem ao que queria e acredito que vai ser cada vez melhor daqui para frente.

Para que os algarvios passam conhecer melhor o teu actual clube e equipa, fala-nos um pouco desse universo. E que condições de trabalho?
A minha equipa é D’MARTIN FC que antes era o nome de FUNDEP MADRID, infelizmente não tenho aquelas condições que gostaria de ter, o campeonato de futsal é recente no país (O forte aqui é o ainda Futebol de Salão) então desde a Federação à Direcção de Clubes são um pouco desorganizados mas isso é normal, com o tempo vão adquirindo mais experiência. E vão melhorando.

Como avalias o futsal na Colômbia, quantas divisões têm?
O futsal colombiano como disse tem tudo para crescer cada vez mais, mesmo sendo uma modalidade nova, ficaram nos 4 primeiros na Copa America 2011. É sinal que tem boa materia humana, mas necessita de trabalhar muito. Aqui é como no brasil só tem uma divisão, funciona por franquias. O interessante que a equipa que faz menos pontos ou que se apresenta muito fraca, na temporada seguinte é cortada da liga, e a equipa que entra tem de provar que financeiramente é estável e que tenha uma equipa competitiva para a Liga Argos 1º Division, isso faz com que as equipas tenham que se preparar cada vez mais e melhorar.
O campeonato aqui é dividido por 3 grupos de 4. Passam os 2 primeiros de cada grupo e os 2 melhores terceiros, passando as 8 melhores equipas para a próxima fase. Na 2º fase realizam-se 2 jogos em caso de empate tem prolongamento e penaltis, as semi-finais e finais são à melhor de 3 jogos.

Qual o objectivo que traçaste para a trajectória da tua equipa?
O Objectivo traçado pela Direcção foi adquirir pontos suficientes para passar a 2º fase, e graças a Deus dentro de campo fizemos isso. Mas estamos com um problema porque jogou um jogador mal inscrito e há uma possibilidade de nos tirarem 3 pontos o que ficariamos de fora da 2º fase, a federação não deu a sentença final mas segundo jornais desportivos de bogotá diz que ganhamos o caso por ser um erro de falta de informação da Federação, Mas estamos na expectativa e os trabalhos continuam independentemente de qual seja a resposta da federação, o triste é este fim-de-semana começa a 2º fase e não sabemos nada. Mas em caso de passar, jogaremos contra Barranquilla que é uma equipa da costa e fica a 24h de viagem de autocarro e na temporada passa foram vice-campeões. O objectivo está cumprido apurar para a 2º fase, agora daqui para frente vamos dar de tudo, porque tudo o que conquistarmos vai ser lucro. Sem querer sonhar muito eu quero chegar à Grand Final.

Como são os adeptos?
Os adeptos madrileños são muito ferorosos e apoiam muito a equipa, temos um pavilhão de lotação de 5 mil, e temos sempre metade da casa cheia e a entrada paga-se. O interessante é que as pessoas fazem tanto barulho que fica dificil a comunicação da equipa técnica com os jogaodres dentro de campo, mas é um ambiente bonito porque incentiva muito os jogadores dentro de campo.

O Futsal tem uma linguagem própria e muito específica, os Portugueses conhecem o futebol da Colômbia e em especial alguns jogadores. Como é o futsalista Colômbiano? Como é a sua capacidade de trabalho, dedicação ao treino?
A informação que tinha antes de vir para Colômbia, era que os jogadores são muito preguiçosos e não gostavam de trabalhar, mas graças a Deus tenho jogadores que gostam muito de treinar e de aprender, talvez por ser um treinador de fora faz com que eles estejam sempre motivados para trabalhar.

Conheces bem a realidade do Futsal Algarvio, que semelhanças têm com a realidade Colômbiana?
É difícil encontrar semelhanças, são muito distintos. Primeiro porque o futsal Colombiano está a dar os primeiros passos agora e como disse a cultura táctica é muito pouco devido à falta de informação também. No meu ponto de vista a única semelhança é o facto de ambos terem pouco apoio financeiro junto das empresas, dificultando o crescimento da modalidade. Dentro de campo o futsal algarvio é rico em conhecimento táctico, tem excelentes treinadores que ajudaram muito ao crescimento do futsal e representando os algarvios em competições nacionais, como o falecido Sr. Rui, Rosa do Albufeira Futsal, Xabregas, Luis conceição do Louletano. Muitas equipas do algarve de escalões inferiores de uma maneira ou e outra se espelhavam muito nos padrões de jogo desses treinadores e com isso o futsal algarvio ganhava muito. Sem esquecer de referir treinadores que tem feito um trabalho com as camadas jovens fantastico como Luis silvestre do alte e Luis Barradas do Pechão e muitos outros, que são um exemplo para mim pelo amor e dedicação a modalidade e aos jovens.

Em relação ao teu futuro no D'MARTIN F.C, o contrato tem quanto tempo de duração?
O acordo é de 2 temporadas, recordando que em cada ano tem 2 temporadas aqui na Colômbia e na maioria dos paises Sul Americanos o campeão de cada temporada tem lugar garantido na Taça dos Libertadores de Futsal que é o equivalente à Liga dos Campeões da Europa. Indo duas equipas de cada país à Taça Libertadores.
A proxima temporada tem início em Fevereiro ate Junho de 2012.

Voltar a Portugal e ao Algarve está nos teus horizontes, ou tens outros sonhos? Brasil?
Se Deus quiser vou voltar a Portugal em Dezembro para passar o Natal com a familia, e juntamente com eles estudar outros projectos que possam aparecer. Sinto muita falta da familia e amigos do Algarve. Brasil não está nos meus planos por enquanto.

Uma mensagem para os muitos amigos que deixaste no Algarve.
Sou uma pessoa muito privilegiada porque tenho muitos amigos espalhados por todo o Algarve, e quero mandar um grande abraço para todos, que nunca desistam dos seus objectivos porque um dia serão surpreendidos pelo vosso esforço.

Para terminar, quais são os teus sonhos a nível desportivo?
Tenho alguns sonhos e planos a nível desportivo, os projectos que mais me encanta são projectos com o objectivo de desenvolvimento do futsal como esse que estou inserido na Colômbia. Eu gostaria muito de ir para o medio oriente por ser muito rica em cultura. O Brasil também seria outro sonho por ser um campeonato super competitivo e emocionante. E o último sonho é voltar para Portugal, porque apesar de ser Brasileiro de nascença, passei toda a minha vida em Portugal desde os 5 anos de idade, por isso só sou Brasileiro no papel ehehehe. Mas infelizmente devido a crise económica que se vive em Portugal, cada vez mais as equipas estão a ser obrigadas as passar de profissionais a amadores o que é terrivel para o futsal Português. Mas os meus sonhos deixo nas mãos de Deus, porque ele sabe o momento certo para acontecer as coisas.

Obrigado grande abraço amigo e boa sorte
(Obrigado por toda a atenção, e votos de um campeonato com muito sucesso e continua com essa humildade e contagiante paixão pelo futsal)


Outra informação:
seguir resultados campeonato Colômbia: http://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=34291

3 comentários:

  1. Aqui está uma boa noticia.
    Que o descanso tenha sido bom, fazes falta.
    Abraço

    Já agora aproveito para enviar um abraço ao Pagani e desejar boa sorte nesta sua aventura.

    Ricardo

    ResponderEliminar
  2. AMIGO PAGANI, TORÇO MUITO POR VOCÊ, SUCESSO E CONTE COMIGO, AQUI NO BRASIL E NA TERRA DO REI PELÉ , A MINHA FAMÍLIA TORCE MUITO POR TI.
    ABRAÇOS E BOA SORTE NESTA NOVA EMPREITADA.
    NO FUTSAL

    ResponderEliminar