sexta-feira, 3 de setembro de 2010

QUE FUTSAL QUEREMOS PARA O ALGARVE...

Numa altura em que o Futsal Algarvio parece querer dar mostras de grande vivacidade, ao apresentar nos Campeonatos Nacionais 7 equipas (2 na 2ª. Divisão Nacional e 5 na 3ª. Divisão Nacional), o contraste não podia ser maior com a realidade dos Distritais.
A meu ver a pirâmidade da estrutura do Futsal Algarvio está invertido. O grande suporte das equipas será sempre a sua formação e os campeonatos distritais, a má organização dos mesmos campeonatos é notório, deixando os responsáveis Algarvios (no meu ponto de vista, os clubes) deixar andar sem nunca se organizarem para debater / organizar e planificar o futuro desta modalidade. A AFA tem responsabilidade, mas a AFA são os clubes, que serão sempre os grandes responsáveis pelas alterações dos regulamentos existentes, os quais regulamentam as respectivas competições. Se queremos equipas a representar o Algarve nos campeonatos nacionais com qualidade, também temos que ter campeonatos bem estruturados no distrital. Senão vejamos, na presente época, por questões várias, que todos têm conhecimento, subiram 6 equipas da 2ª. Divisão Distrital, situação que enfraqueceu a 2ª. Divisão, a qual vai ser disputada com cerca de 6 equipas. As perguntas que faço são:
Que pretendemos deste campeonato?
Quais os objectivos destas equipas?
Em que condições vão chegar estas equipas ao final da época?
É tempo dos responsáveis dos clubes encararem o Futsal de forma séria, para bem da modalidade.
.
Luis Coutinho Barradas

2 comentários:

  1. Concordo na globalidade com a opinião manifestada, acima de tudo quem faz o futsal do algarve são os clubes.
    Que futsal podemos querer para o algarve quando se convocam reuniões com os clubes para discutir assuntos dos campeonatos e só 1/3 é que aparecem, mesmo que as mesmas sejam descentralizadas em 3 locais do Algarve?
    Que 2ª divisão queremos se alguns clubes da 1ª divisão não se mostram muito interessados alargar a 1ª divisão?
    A verdade é que o futsal do Algarve passa sempre pelos clubes, e a AFA é sempre a voz dos clubes, que são os seus associados.

    Nelson Guerreiro

    ResponderEliminar
  2. A situação ideal no meu ponto de vista era a 1ª distrital ceder 2 equipas à 2ª. No entanto e como não é possível e de certeza que as equipas que subiram, nem aceitam descer de novo à 2ª distrital, a única solução que vejo seria fazer campeonato a 4 voltas, com 20 jornadas, pois se é feita a apenas 2 voltas, o campeonato acaba em fevereiro...

    ResponderEliminar