quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

FUTSAL ALGARVIO!!! Parte - 2

Que análise podemos fazer aos ultimos 5 anos no futsal algarvio, perante estes dados???

Na minha opinião, e é uma ideia que sempre defendi, a formação é tremendamente importante na consolidação do futsal e olhando para os campeonatos da formação (ex.: iniciados, juvenis e juniores), verificamos que os clubes que mais investem na formação, estão a tirar proveito desse investimento. Os clubes campeões de iniciados, juvenis e juniores, têm atletas nas suas equipas de seniores - ex.: Pedra Mourinha, actualmente a disputar a 3ª. Divisão Nacional, tem atletas campeões nestes escalões das suas formações mais jovem e originários da Gejupce. Os Sonâmbulos, uma das equipas à mais anos na 3ª. Divisão Nacional, sempre teve atletas da formação, mas este ano o investimento nos atletas mais jovens é notório, atletas estes que foram campeões nos escalões mais jovens. A equipa do Albufeira Futsal, a maior representante do algarve nos escalões nacionais (2ª. Divisão), tem neste momento umas das suas equipas mais jovens de sempre, com origem em campeões na formação, senão vejamos, atletas campeões em 2008 pelos O. Água, Fontainhas e pela Gejupce (2009/2010 e 2010/2011). A Gejupce formadora por excelência, tem tido a capacidade de angariar atletas e distribuir por os mais diversos rivais, mesmo assim utilizando a sua equipa sénior como a fase final dessa formação. A Casa do Benfica VRSA a actual campeã de juniores, também alberga na sua equipa de seniores atletas da sua formação (mas neste caso é mais recente).
No futsal feminino, verificamos que a equipa do Padernense é a grande dominadora destes ultimos 5 anos (futsal sénior), utilizando algumas atletas formadas no clube, mas também indo "pescar" noutras formações em que tinham uma formação bem mais apetrechada. Nos escalões de juniores o dominio tem sido repartido. Mas com um alerta para este ano que pela primeira vez houve um desinvestimento na formação com a redução das equipas no campeonato. Acredito que não seja por não existirem atletas com vontade de praticarem futsal, porque as raparigas têm dado um sinal claro de quererem praticar esta modalidade...

Perante isto, podemos fazer uma simples análise. A formação merece investimento??? Sim merece.

A FORMAÇÃO

Mas, aqui levanto outra questão! Que formação queremos para o futsal algarvio???

Como coloquei no Post anterior, neste momento existem 27 clubes com futsal, com 34 equipas masculinas na formação (iniciados, juvenis e juniores), e 5 equipas femininas juniores (unico escalão de formação). 
Será que os atletas da formação que chegam aos escalões seniores, chegam em condições de serem aproveitados, num curto espaço de tempo???
A resposta é clara, NÂO... infelizmente não. Então onde estará o problema destes atletas, se praticam a modalidade à tantos anos, foram campeões nos escalões de formação, participaram em taças nacionais, que lhes falta, para que esse passo seja reduzido. 
Não nos podemos esquecer que a passagem de um escalão como os juniores em que a especialização já deve estar minimamente incutida no atleta é sempre dificil, mas infelizmente a dificuldade apresenta-se maior que esse passo.
Pelo conhecimento que tenho da realidade do futsal algarvio, o problema é de base. Os clubes ainda olham para a modalidade de uma forma desorganizada e sem um projecto definido e ai incluo a estrutura técnica. Para que tenhamos bons atletas na formação e consequentemente nas equipas seniores, temos claramente que ter bons treinadores. Fazer um investimento em treinadores capacitados, competentes e organizados deve ser um dos primeiros passos para que a qualidade dos atletas seja uma realidade. Mas actualmente não é isso que acontece, infelizmente, tenho que o dizer, a grande maioria dos treinadores que estão nos escalões de formação, não têm esse conhecimento. Os clubes colocam à frente das suas equipas, pessoas com vontade e que por "carolice" orientam os miudos nos treinos, mas esta situação não será a mais grave, porque essas pessoas não têm conhecimento (apesar de hoje, através da internet existirem milhares de informações sobre treino). O mais grave no meu entender é existirem técnicos com curso e que não utilzam o treino para o fim que ele existe, esse é o maior problema. O treino não pode ser só 5 atletas para cada lado e uma bola, isso não é ensinar futsal. Digo muitas vezes que o futsal é como a escola, primeiro à que aprender o abecedário e depois construimos palavras até à elaboração de frases, para que possamos finalmente fazer um texto.
Como podemos exigir atletas de qualidade se no treino o trabalho não é bem elaborado, quantos treinadores preparam o treino??? 
Acho que este é o maior problema do futsal algarvio, a qualidade que damos ao treino, o conhecimento que transmitimos aos atletas... Não podemos exigir resultados ao fim de semana se durante a semana não trabalhamos correctamente. Na formação os resultados devem estar em segundo plano, devemos transmitir aos jovens o gosto pelo futsal, o gosto pelo treino e aplicar no treino a base do jogo. 
Se falarmos com a grande maioria dos treinadores de equipas seniores (aqui também existe 5 para cada lado e uma bola, mas a minha preocupação aqui é quase nula) quase todos são unanimes em afirmar que os atletas jovens chegam com grandes dificuldades em perceber a dinâmica do jogo...
A organização estrutural do treino é essencial, se temos 1 hora de treino, temos que a aproveitar, não podemos lamentar-nos que é só 1 hora... A base do futsal algarvio está neste jovens...

E os atletas também têm que compreender que se querem evoluir no futsal, têm que fazer sacrificios, aprender e serem exigentes no treino...

Sei que posso causar algum incomodo com estas palavras, mas quem me conhece sabe o que penso e o que digo à muitos anos... Não coloco todos no mesmo pacote, até porque seria injusto, e quem trabalha bem não se deve sentir incluido nestas minhas palavras.

O Futsal Algarvio, necessita urgentemente de capacidade de trabalho, de qualidade e competência e acima de tudo de organização... Os resultados não são tudo.

Luis Coutinho Barradas

link - Parte - 1

Amanhã parte-3      

Sem comentários:

Enviar um comentário