sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

FUTSAL ALGARVIO!!! Parte-3

O país vive um momento conturbado e o Algarve é claramente uma das regiões que mais sofre com este "estado de sitio"... O que por contágio afecta todas as áreas e o Futsal, não poderia ficar imune a esta situação... 
Já verificámos que a redução de equipas e atletas é uma realidade. Mas o meu olhar agora vai para os projectos no futsal algarvio.
O que venho verificando ao nível das equipas seniores, da sua organização e dos projectos que apresentam é que são alicerçados em cima do joelho... E digo isto porquê? Todos os anos aparecem clubes novos no futsal, o que num olhar de um leigo na matéria, até poderia ser um bom sinal, mas no meu ponto de vista (e vale o que vale), não tem sido positivo.
Digo-o com toda a convicção, quando vejo clubes novos na modalidade, com dirigentes que desconhecem claramente a realidade do futsal distrital, sem conhecimento real das capacidades de quem contratam, tanto ao nível de treinadores e atletas, o olhar desses dirigentes é que o futsal ainda é uma modalidade do tempo da "outra senhora", que são dois chutes na bola e está feito... Quando ouço dirigentes que com a equipa que têm se não subirem aos nacionais... Enfim, uma série de "palermices" que só poderemos dar importância se realmente o contexto o merecesse.
O que tem acontecido ao longo dos últimos tempos é que os projectos são mal alicerçados, quantas equipas apareceram num ano e desapareceram no ano a seguir, não vou mencionar nomes porque nem preciso, basta irem ver os campeonatos anteriores. Esses clubes aparecem com o único propósito de subirem aos campeonatos nacionais e como não conseguem, acabam no ano a seguir... E espero estar enganado, mas acredito que este ano será idêntico a muitos anos anteriores (até porque já o escrevi no passado).
Então posto isto que futsal queremos para a nossa região? Que projectos são estes???
Outro grave problema do futsal algarvio, e está hoje na situação que está, porque viveu numa enorme ilusão "financeira", a pagar valores incomportáveis, assentados em garantir resultados no imediato o que se provou que só serviu para acabar mais rapidamente com esses projectos e hipotecar o futuro de alguns clubes.
Neste momento temos 8 equipas seniores no campeonato distrital e até poderia efectuar um exercício e dizer quem no final da época se manterá no futsal... mas esse não é o meu papel. Nos campeonatos nacionais temos clubes que estão na modalidade à muitos anos e com grandes dificuldades de manutenção (alguns) e pelo que sei financeiramente os apoios têm sido quase nulos, mas a estes, que não caíram de paraquedas, pediam-se outros tipos de apoios, mas esse seria outro assunto.

O Futsal Algarvio necessita urgentemente de uma reorganização, de um debate de ideias entre todos os intervenientes na modalidade... Precisa urgentemente de pensar no colectivo (O futsal algarvio) e não no individual, porque estamos a passos largos de ver a modalidade dissolver-se...

Luis Coutinho Barradas

Link - Parte - 1

Link - Parte - 2

Sem comentários:

Enviar um comentário