quarta-feira, 17 de março de 2010

AS CONTAS DO DISTRITAL

Os Candidatos…
.

Num fim-de-semana em que os Candidatos tentaram marcar posições, vimos que uns são mais Candidatos que outros…
O Sto. Estêvão que tem ainda pela frente duelos com os outros candidatos, neste primeiro teste foi categórico ao vencer por expressivos 9-2 o Sapalense, e arredando estes da luta pela subida aos Campeonatos Nacionais e respectivamente o titulo Algarvio. Com mais 3 pontos que os segundos classificados, o Sto. Estêvão parece determinado em marcar a sua posição, mas ainda estão muitos pontos em jogo.
O Sapalense com esta derrota, parece arredado da luta pela subida à 3ª. Divisão Nacional, estando agora a 9 pontos do primeiro.
O eterno candidato o S. Pedro parece querer continuar a sonhar, e como escrevi há umas semanas atrás, esta equipa e o seu treinador, parecem ter 7 vidas, venceram tal como compete a um candidato, ainda que por números mínimos, mas nesta fase o que interessa é somar pontos, e todos os jogos são importantes, porque todas as equipas precisam vencer, umas para não descerem, outras porque querem o titulo, e nisso o S. Pedro cumpriu.
A grande derrotada da jornada foi a equipa de Fernando Vasques, a jogar em casa e frente a uma equipa que tem feito um campeonato irregular [Armacenenses] (apesar de ter bastante valor). Esperava-se outro resultado. A Casa Benfica VRSA, tem sido apontada por muitos a maior candidata ao título, mas tem passado por algumas dificuldades nos últimos 2 jogos em casa, somando apenas 1 ponto em 6 possíveis. Nota importante, esta equipa tem ao longo do campeonato movimentado uma grande massa apoiante.
.

A luta pela sobrevivência…
.

Se a luta pelo título está ao rubro, a luta pela permanência é o maior exemplo de equilíbrio deste campeonato.
O Oriental de Pechão está definitivamente fora desta corrida, como parece também estar a equipa de Porches, mas entre a primeira equipa abaixo da linha de água o Centro Alte [10º. Classificado] (teve um inicio de campeonato surpreendente) com 19 pontos e o 5º. Classificado Putos da Rua com 26 pontos – estão 7 pontos a separar as equipas.
Faltam 5 jornadas para o final do campeonato e estão 15 pontos em disputa, todos têm confrontos com adversários directos, veremos no final quem serão os felizes contemplados com a permanência.
.

O futuro…
.
Todos os anos verificamos que algumas equipas acabam por desistir do futsal, porque não atingiram os objectivos traçados. Algumas porque pretendiam subir de divisão, outras porque o grande objectivo era a manutenção. Espero e isto é um desejo meu que este ano não seja mais um em que tudo isso acontece. O Futsal é uma modalidade em crescimento, mas por parte dos responsáveis também deve haver esse crescimento. Nenhum projecto deve estar cimentado em resultados imediatos, para bem da modalidade, devem prever todas essas condicionantes.
Mais do que querer vencer a todo o custo, devem investir em conhecimento, ter pessoas responsáveis e com conhecimento (formação) da modalidade. A carolice, não pode continuar a ser reinante nesta modalidade e infelizmente isso é a verdadeira realidade.
Quem quer vencer tem que trabalhar, ter condições humanas e materiais, para que seja possível ter sucesso.
O Futsal, não é mais uma modalidade de curiosos…

Boa sorte a todos

Luis Barradas

Sem comentários:

Enviar um comentário